Sofrer com as emoções ou, às vezes, pela ausência delas, pode ter interpretações diferentes. As emoções sempre fizeram parte da nossa vida, estamos casados com elas, influenciando ou determinando nossas escolhas, expressando desejos, promovendo satisfação ou insegurança ao raciocínio, por mais lógico ou óbvio que possa ser um pensamento. Quando estar incomodado com os sentimentos caracteriza um adoecimento de nosso estado mental? A quem procurar por ajuda?
É comum associarmos o desejo de procurar ajuda a ideia de estarmos adoecidos e, para tanto, temos que avaliar se estamos ou não com o diagnóstico correto sobre nós mesmos.
Quem está preparado para responder esta e outras perguntas dentro da área de saúde mental é o médico com especialização em psiquiatria. Entretanto, nos dias atuais, a procura por um psiquiatra já não está mais só vinculada a transtornos mentais, mas sim a procura pelo bem estar em geral e saúde mental.
Quem é o médico psiquiatra? Qual é a diferença entre um psiquiatra e um psicólogo?
Afinal, quem é e o que faz um médico psiquiatra? O médico psiquiatra é o profissional que, após sua graduação na área médica, passou por residência ou especialização em psiquiatria, podendo ter dado continuidade aos estudos tornando-se um pesquisador (mestrado, Doutorado e Livre docência) ou se dedicar a especialidades dentro da psiquiatria, como psiquiatria infantil e de adolescentes, psiquiatria forense, geriátrica etc. O psiquiatra também pode fazer uma formação em psicoterapia ( Psicanálise, Psicoterapia cognitivo – comportamental, Psicoterapia Familiar Sistêmica, Psicodrama, Psicoterapia Grupal etc), junto com outros profissionais ( Psicólogos, Assistentes Sociais e Fonoaudiólogos). Na prática, o psiquiatra clínico.
Afinal, quem é e o que faz um psiquiatra?
O psiquiatra é um médico especializado na área da saúde mental. Para isso, ele estudou por 6 anos em uma faculdade de medicina e, após sua conclusão, cursou mais 2, 3 ou 4 anos, em residência médica ou fez especialização em psiquiatria.
Consulta com um psiquiatra para fazer um diagnóstico correto. Após o diagnóstico correto, o médico pode prescrever medicamentos e/ou psicoterapia.
O uso de medicamentos visa restabelecer o equilíbrio e bom funcionamento cerebral, onde se considera que haja substâncias chamadas neurotransmissores que estão em desequilíbrio em determinadas partes do cérebro. A medicação irá atuar aumentando, diminuindo esses neurotransmissores ou estabilizando sua transmissão.
Quando o indivíduo está sob stress, ele pode desenvolver vários tipos diferentes de quadros ou síndromes. Basicamente, podemos considerar que todos os quadros mentais
Atualmente, é comum o trabalho multidisciplinar, com outros profissionais atuando em equipe, como psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros.